O design de interiores no litoral

Publicado em 20 de janeiro de 2022 por Associação de Designers de Interiores da Serra Gaúcha

A casa de praia é para muitos um segundo lar, um canto para relaxar e um refúgio nos dias de calor. Por isso, ela deve oferecer ambientes acolhedores e descontraídos, estimulando o convívio entre familiares e amigos. O projeto de interiores e decoração desses espaços devem levar em consideração os efeitos danosos da maresia e a praticidade na manutenção.

Neste artigo trazemos dicas e ideias para deixar sua casa de praia linda e aconchegante e ressaltamos o quanto um projeto realizado por um especialista pode ser vantajoso!

Dicas para arrasar na casa de praia

A transição do exterior para o interior é o que dá todo o charme ao projeto, principalmente em regiões onde a natureza é expressiva. Aproveitar este ar externo e trazê-lo para o aconchego do lar é uma arte e os profissionais de design de interiores são especialistas em conseguir fazer essas transições de maneiras surpreendentes.

Investir na extensão de ambientes e a junção de espaços é uma boa pedida para trazer um ar de desapego. Os jardins, sejam eles externos ou internos, têm o poder de trazer um pouquinho da natureza para dentro do seu lar, por isso, estenda a percepção para área interna também. Invista em jardins de inverno ou mesmo em “simples” plantas em vasos que podem trazer ainda mais alegria e aconchego à sua residência. Procure por um projeto de design de interiores que contemple também o verde e dê um pouco mais de vida para os seus ambientes internos.

Uma dica para amenizar o calor nos dias de verão é a é trabalhar a ventilação cruzada, ou seja, uma corrente de ar proporcionada por meio de aberturas em lados opostos. Desta forma, a brisa refrescante entra por um lado, percorre a casa e sai pelo outro lado, arejando os ambientes internos. Uma casa bem ventilada, mesmo nos dias muito quentes, permite que os espaços sejam mantidos confortáveis apenas com ventiladores durante o dia. Outra dica interessante e que está em alta são as lajes e telhados verdes. Nesta situação o jardim situado sobre a casa atua como um isolante térmico, trabalhando para manter as temperaturas internas mais confortáveis.

Mesmo sendo um tema já conhecido e usado por todos, a criatividade para harmonizar objetos que lembram o mar são indispensáveis para trazer aquela lembrança boa de praia, não é mesmo? Além disso, esses objetos são uma excelente oportunidade para inovar e trazer cores aos ambientes! As cores trazem descontração, beleza e vida. Ter cor na decoração de qualquer ambiente é importante e não poderia ser diferente na decoração da casa de praia. É claro que tudo deve harmonizar e ter bom senso.

Usabilidade e manutenção

Um dos maiores problemas de uma casa de praia é o efeito danoso da maresia, por isso é importante dar preferência a materiais mais resistentes. Os materiais mais recomendados são alumínio, PVC ou mesmo a madeira, embora esta última também sofra com a corrosão da maresia com o passar dos anos.

É preciso considerar que a areia da praia será inevitavelmente levada para dentro da casa, sujando principalmente o piso. Escolher um piso prático e fácil de limpar é fundamental. São várias as opções de pisos bonitos e adequados para praia disponíveis no mercado.

Os tecidos dos estofados e tapetes também devem ser adequados. Escolha tecidos fáceis de lavar e que sequem rapidamente, eventualmente em momentos de lazer pode ocorrer de pessoas molhadas utilizarem e acabarem molhando.

Outra dica importantíssima em relação a casa de praia com os cuidados com os armários, que devem ter ventilação para evitar os efeitos da umidade e mofo. Confira alguns exemplos abaixo.

São tantos detalhes que precisamos cuidar ao realizar um projeto na praia que pode se tornar desgastante, por isso o acompanhamento de um profissional especializado é tão importante. Um designer de interiores terá condições de indicar os melhores materiais a serem utilizados, bem como irá trazer a identidade da praia e dos moradores para o ambiente. Não perca tempo, conheça nossos associados.