4 tendência do design de interiores para 2022

Publicado em 20 de janeiro de 2022 por Diretoria ADI Serra Gaúcha 21/22

Uma vez que o mundo entrou em lockdown, a necessidade de adaptação a uma nova realidade trouxe algumas restrições, porém trouxe também novas descobertas. Cada vez mais se exige praticidade no dia a dia junto à necessidade de ambientes mais confortáveis, que possam ser versáteis e multifuncionais. Isso tudo acabou sendo impulsionado na indústria do design de interiores e de outros setores como moda e fotografia.

Essa busca por espaços acolhedores e menos frios, aumentou a valorização de uma vida mais leve, tranquila e saudável. Os ambientes aparecem com um mix de estilos e abraçam cores mais vibrantes, formas orgânicas, vegetação interna e camadas decorativas.

4 principais tendência do design de interiores para 2022

Muitas pessoas ainda tem dúvidas de qual caminho seguir, por isso, nós da Associação de Designers de Interiores da Serra Gaúcha separamos as 4 principais tendências para você começar 2022 com tudo.

Cores básicas e tons pasteis

A neutralidade é uma das principais tendências para o próximo ano. Todos nós esperamos por um lar onde haja conforto e bem estar, não é mesmo? A paleta de tons claros e de tons pasteis ainda permanecem em alta, pois reforçam a sensação de tranquilidade e podem ser uma ótima forma de investir na tendência. Para isso, inclua cores claras, como o branco e tons de cinza, juntamente com cores pasteis, como azul, verde e amarelo, na hora de ambientar a sua casa!

Minimalismo

Como citamos anteriormente, a nova realidade mundial aumentou a busca por praticidade. O minimalismo apresenta-se como a principal tendência de design para o próximo ano, já que o uso mínimo de móveis, presença de ar e espaço livre são os principais requisitos para ambientar um espaço de maneira mais funcional, sem abrir mão do aconchego para o trabalho ou para o descanso.

Sustentabilidade

O isolamento social provou a importância de nos cercarmos de elementos naturais, pois assim tivemos a sensação de estar mais próximos a natureza. Com isso, a tendência de cuidados com a sustentabilidade se tornará ainda mais intensa no próximo ano. Nesse sentido, a relação de ambientes que transmitem leveza, que utilizam materiais sustentáveis e que trazem consigo uma mensagem correlativa a natureza terão grande aceitação.

Funcionalidade

Prestar atenção à funcionalidade e à ergonomia é essencial! Ambientes organizados acabam refletindo em outros aspectos da vida, por isso, para tudo fluir melhor, os espaços devem ser bem elaborados e setorizados. Uma cozinha bem organizada, uma área de trabalho bem pensada, entre tantas outras questões, se tornaram fundamentais na hora de planejar os ambientes.

Um projeto de interiores bem planejado, o qual atenda a todas as necessidades do espaço e do cliente, envolve dedicação. Conheça nossos designers de interiores associados e tenha o melhor para seu projeto.