Fórum IN 2018


O Primeiro Fórum de Design de Interiores da Serra Gaúcha

Realização: ADI Serra Gaúcha

Um convite para olhar por inteiro para o interior de nossa profissão e intermediar diálogos transformadores

Programação:

30 de outubro de 2018 (terça-feira)

Horários:

13h – Abertura dos portões

14h – Abertura do evento

17h – Coffee break

21h – Término do evento

Local: Complexo Fabbrica, em Caxias do Sul

R. Nelson Dimas de Oliveira, 11, Nossa Sra. de Lourdes

A Fabbrica é uma das revitalizações mais impactantes que Caxias do Sul viu ressurgir na área urbana nos últimos anos. O Complexo Gastronômico e Cultural tem como moldura um espaço histórico e tradicional da cidade: o prédio abrigava a sede da Vinícola Luiz Michelon, um dos ícones da economia local na década de 1920.

Com 2,3 mil m² e investimento de R$ 3 milhões, a Fabbrica une o antigo e o contemporâneo, o passado com o presente para receber designers, arquitetos, empreendedores e interessados e sediar a primeira edição do Fórum IN 2018.

Palestrantes

Marcelo Rosenbaum

“Design Essencial”

Marcelo Rosenbaum é um do palestrantes confirmados para o Fórum IN 2018. Atuando há mais de 20 anos com design, arquitetura e inovação, Rosenbaum trabalha com economia criativa para gerar valor a partir de ideias originais.

Com 3 prêmios de design do Museu da Casa Brasileira, Rosenbaum já foi curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo e fundou o Instituto A Gente Transforma, uma abordagem de transformação social atuante em comunidades do Brasil e da América Latina desde 2010.

Rosenbaum ministra palestras com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação, falando em eventos mundiais como 5 Miradas (Cidade do México), Design Indaba (África do Sul), Experimenta Design (Lisboa), What Design Can Do (Amsterdam, 2012 e Brasil 2015), Ano do Brasil em Portugal (Lisboa, 2012), Mês da Cultura do Brasil na China (Shangai, 2013) e, em 2013 e 2015 ministrou workshop em Domaine de Boisbuchet, na França, uma iniciativa da Vitra e do Centre Pompidou.

http://rosenbaum.com.br

Clarice Mancuso

“10 passos para uma trajetória eficaz na arquitetura de interiores”

Formada pela UFRGS em 1979, Clarice Mancuso sempre trabalhou na Área de Arquitetura de Interiores. 

Sua característica principal sempre foi o pioneirismo. Em 1992 lançou a primeira revista regional de Decoração de Interiores – Viver Bem - na época da FC editora, a mesma da Casa&Jardim. Foi uma das primeiras arquitetas a ter site próprio e posteriormente uma News mensal eletrônica. Foi também a primeira arquiteta a escrever didaticamente sobre o tema Arquitetura de Interiores e Design.

Atualmente, a experiência, agregada a cursos de atualização e marketing, levaram a profissional a ampliar seu foco de trabalho. Realiza consultorias tanto voltadas à empresas do segmento, como à profissionais da área.

 Ampliou seu currículo com a docência em cursos de especialização, pós-graduação e cursos livres, em todo território nacional. A penetração de seu trabalho não conhece restrições, constantemente conectada, pode-se dizer que onde haja sinal de internet ou pouse um avião, chega também sua atuação.

https://www.claricemancuso.com.br

Tobias Bertussi

“Design Para Pessoas”

Arquiteto e designer formado pela UFRGS, integrou a equipe do estúdio italiano Si Design de Pádova, e desde o início dos anos 2000 é sócio-fundador da Bertussi Design Industrial, empresa líder em design de produto no Brasil, atuando também com Gestão da Inovação para a produção em grande escala em indústrias de diversos segmentos.

Com mais de 20 empresas em seu portfólio de clientes e sedes em Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo, a Bertussi Design Industrial já conquistou diversos prêmios ao longo dos últimos 18 anos, incluindo o International Design Excellence Awards (IDEA) nos Estados Unidos e em quatro ocasiões o prêmio considerado o “Oscar” do design mundial, o IF Design Awards, em Hannover na Alemanha, sendo o último em 2018, com o produto Fiji Bay, revestimento para parede modular em baixo relevo, com aspecto tridimensional, desenvolvido para a empresa Mosarte, de Santa Catarina.

No Fórum IN 2018, Tobias Bertussi irá abordar o tema “Design para Pessoas”, trazendo uma reflexão sobre como o design e a inovação podem transformar vidas, através da apresentação de cases de sucesso, produtos e ideias premiadas internacionalmente.

Para mais informações sobre o Fórum IN 2018, entre em contato com a Associação de Designers de Interiores da Serra Gaúcha.