Desafios de um profissional de interiores

Publicado em 30 de julho de 2020 por Open Design de Interiores

Quando uma família, casal ou indivíduo decidem fazer um projeto de interiores para sua casa, empresa ou comércio, este muitas vezes é o primeiro passo para realização de um sonho. Não é novidade que o Design de Interiores tem a capacidade de influenciar e contribuir de forma positiva na relação entre as pessoas e seus espaços. Em nosso escritório, o sucesso desta relação é prioridade pela interferência direta que proporcionamos ao trabalhar nesses ambientes e vidas.

Sabemos que nem sempre a concretização gera uma experiência positiva aos usuários. Dentre os pontos negativos, destacamos alguns principais que são os que mais ouvimos de clientes que chegam até nós com experiências anteriores:

A execução não acompanha o projeto aprovado: você investe, recebe um trabalho bem desenvolvido, dentro das suas expectativas e desejos e, no final, o cliente não consegue executar aquilo que aprovou no papel e de forma digital (projeto 3D). Isso pode acontecer por uma questão financeira, contratações equivocadas de mão de obra ou a falta do conhecimento necessário.

O desgaste do processo: o andamento está longe de ser uma tarefa fácil ou tranquila. Este é um processo que, para quem não está habituado a todas as adversidades que surgem no decorrer, é extremamente desgastante. A realização é circulada de boas expectativas e idealizações. Em uma comparação caricata, o projeto seria o coração e a execução a razão. É comum encontrar pessoas com aversão a reformas, lojas, orçamentos e mão de obra. No final disso tudo, temos um resultado: uma coisa que deveria ser prazerosa e feliz se torna algo traumático e os indivíduos não desfrutam mais do resultado final com a intensidade com que deveriam.

Retrabalho e custo alto: talvez você já tenha ouvido (e se não ouviu esta é uma boa oportunidade de esclarecer o porquê) que um projeto é um investimento. Quando pessoas leigas na área tentam executar ou elaborar um projeto por conta, muitas vezes esta falta de conhecimento faz com que ela faça investimentos equivocados, tanto em materiais (mobiliários, revestimentos, decoração, iluminação e etc.) quanto em mão de obra desqualificada. Contratar um projeto e execução profissionais faz com que o cliente tenha uma noção real do que vai ser feito e um planejamento de qualidade.

Um projeto bem elaborado e planejado leva ao sucesso da execução, onde o cliente tem a relação de expectativa e realidade que atendam seus sonhos e objetivos. Além disso, o processo se torna prazeroso, mais leve e seguro, pois existe um profissional de confiança por trás. Este estará resolvendo de forma eficaz todos os percalços existentes em uma obra ou reforma de interiores. No fim das contas, isso também contribuirá para o sucesso do resultado. São cópias fiéis daquilo que o cliente sonhou durante os meses que construiu este projeto conosco até o momento que o vê tornar-se real.

Como viabilizar então o projeto como um todo?

Investir em um profissional ao qual você se identifique e que lhe passe a segurança necessária é essencial. Este será responsável por captar, junto ao cliente, todos os seus problemas e anseios e então transformá-los em um projeto, que terá como objetivo trazer as ideias o mais próximo da realidade possível, em termos de visualização de materiais, iluminação, cores, decoração e mobiliários.

Também será um planejamento real e milimétrico dimensional: circulação, fluxo, layout e de mobiliários. Após este trabalho de criação, inicia-se a execução do mesmo com a fase de orçamentação. Este é o momento de colocar todos os itens que envolvem este projeto na ponta do lápis e ter o conhecimento real do investimento que será feito até o momento final (incluindo o máximo de itens possível, da obra de interiores até a decoração). Com esta planilha de custos que é feita, sempre com dois a três orçamentos de cada item, o cliente pode se organizar quanto aos investimentos: o que vem primeiro, quando e qual o melhor momento de investir o valor relacionado a cada etapa, viabilizando desta forma, a finalização. 

A compra e escolha de fornecedores com antecedência também dão ao cliente poder de negociação, gerando grande economia e lembrando que, muitas vezes o barato sai caro. Neste caso, um profissional será a melhor pessoa para lhe indicar o que vale um investimento maior, ou não. Muitos destes investimentos também são escolhas de cada cliente, pois às vezes fazem parte de um desejo, sonho ou escolhas particulares.

Após todo o custo avaliado e viabilizado, inicia-se o cronograma da obra. Neste momento, contar com profissionais de qualidade e compromissados faz toda a diferença (além de trazer economia de tempo e dinheiro). Um profissional de confiança vai cobrar que o trabalho seja sempre executado com um padrão de qualidade, vai fiscalizar a execução das etapas e garantir que todos os processos atendam as expectativas. 

A obra de interiores é finalizada com a escolha dos itens decorativos, que darão alma ao ambiente. O profissional faz a montagem do espaço com as peças decorativas: tapetes, roupas de cama, decoração, luminárias de mesa, louças e etc., junto com itens que o cliente queira expor e que o identifiquem. Parece irrelevante, mas a visão do designer de interiores para compor cada peça torna o espaço harmônico e agradável. São aqueles detalhes que fazem com que as pessoas se sintam inexplicavelmente bem dentro de um ambiente.

Quando um profissional recebe a confiança de seu cliente para executar um projeto tão sonhado, temos o sucesso, recompensa e gratificação à altura do que significa todo o trabalho. É claro que nós nos sentimos realizados com isso, porém o que realmente faz valer a pena é a satisfação dos clientes dentro de seus lares, empresas ou comércio. Alguns sinais que nos dão a certeza de um trabalho bem feito: o brilho no olhar, o sorriso, a alegria, a emoção, a experiência positiva, a falta de palavras e o carinho recíproco que recebemos. 

Quando você recebe um investimento para dar seu melhor em prol do sonho do outro e ainda assim recebe um “muito obrigado” é a certeza de estar no caminho certo e para dar nosso melhor é preciso amar muito o que se faz. O resultado disso, você confere nas imagens de projetos e suas execuções, feitas pelo nosso estúdio OPEN Design de Interiores.

projeto | resultado final

Sandra Vergani

Ariane Pistorello

Kelyn de Souza

Escritório Open Design de Interiores

Instagram: @opendesigndeinteriores

E-mail: projetos@openinteriores.com