Cozinha pequena num estilo rústico moderno

Publicado em 29 de abril de 2019 por Alice Borges

O blog da ADI foi criado com o intuito de abrir discussões a respeito da profissão de Design de Interiores. Hoje, estreamos um dos pilares dessa plataforma, a “Coluna do Associado”. Todos os meses, nossos associados explanarão novidades, tendências e projetos nesse espaço. Para a inauguração da coluna, a Designer Alice Borges compartilhou o desenvolvimento de um de seus projetos.

Este foi um projeto desenvolvido para uma cliente que possuía uma pequena casa, incluindo cozinha e poucos armários para guardar adequadamente seus pertences, como panelas, louças, e outros objetos. Um ambiente com boa circulação e funcionalidade foram as premissas desse desafio para suprir todas as necessidades.

A função do designer de interiores é pensar em um projeto bem estruturado, econômico e funcional, resolver as questões com calma, criatividade e adequadamente dentro das normas, satisfazendo as necessidades e anseios de cada cliente.  No entanto, é realmente um desafio projetar uma cozinha num espaço pequeno e desproporcional, onde janela e porta ocupam boa parte do espaço.

Nesse sentido, buscamos solucionar as questões apresentadas utilizando o conhecimento técnico e prático na obtenção dos resultados esperados pelo cliente. O planejamento do projeto baseou-se numa pequena reforma, mudando o layout do espaço­­. A porta e janela foram fechadas e, nos seus lugares, foi colocada uma janela basculante menor. O piso foi repaginado com porcelanato cinza imitando o cimento queimado. Na parede, foi escolhido um azulejo com formas geométricas cinza e branco, lembrando o estilo vintage e, ao mesmo tempo, fazendo uma ligação com o porcelanato do piso.

Para o mobiliário, a marcenaria é sempre a melhor opção e a que melhor se adequa no desenvolvimento de projetos para espaços pequenos, podendo se adaptar melhor às necessidades e ao gosto do cliente. Pensando num ambiente mais rústico, foi utilizado na marcenaria o MDF padrão amadeirado, com textura e tons marcantes, e armários com basculantes de vidros. A iluminação com trilho para o geral e dicroicas na iluminação pontual, deixaram o ambiente bem iluminado.

O layout primou pela funcionalidade e aproveitamento do espaço. O projeto foi desenvolvido para proporcionar conforto, comodidade e aconchego, visando o bem-estar e a satisfação do cliente.

Fotos: Daniel Emmanuel
Alice Borges
Designer de Interiores
alice@aliceborgesdesign.com.br