A importância do design de interiores aplicado a projetos de lojas

Publicado em 2 de junho de 2021 por Vanessa Lora

Quando se fala em design de interiores, a percepção inicial é que diz respeito apenas a ambientes residenciais. Mas isso é um equívoco. O design consiste na organização e planejamento de todas as necessidades de um espaço, incluindo entre outros os ambientes comerciais e de varejo. Os projetos para lojas possuem uma série de particularidades e o profissional de design de interiores não pode pensar apenas na parte estética e decorativa. Ele precisa adquirir conhecimento multidisciplinar em áreas como marketing e visual merchandising para solucionar as necessidades projetuais.

Quem é o seu cliente?

Quando o lojista procura um designer para desenvolver o projeto de um novo espaço ou a reforma de uma loja já consolidada no mercado, ele está buscando deixar esse ambiente mais atrativo, bonito, seguro e que consequentemente isso aumente suas vendas. Por esse motivo, o processo de elaboração do conceito e briefing deve considerar as necessidades iniciais levantadas e, principalmente, focar em um estudo detalhado do perfil do público alvo  e do conceito da marca: Qual a sensação e experiência que ela quer passar para o seu consumidor?

 É através desses estudos que a estratégia do projeto será definida. Além disso, é preciso pensar nos profissionais que trabalharão no ambiente, considerando a ergonomia nos postos de trabalho e a agilidade no atendimento, oferecendo uma experiência agradável a todos que entrarem no ambiente. Ou seja, o designer deve considerar o atendimento das necessidades de diferentes tipos de clientes em um mesmo ambiente, o que contribui no resultado em vendas do estabelecimento.

Definição do layout:

A medida da circulação e a acessibilidade devem ser criteriosamente avaliadas.  O caminho que o cliente fará dentro da loja, quais espaços ele utilizará para observação da mercadoria, a definição dos locais de caixa e provadores, quais os melhores locais para cada produto, ambientação e a correta apresentação dos produtos são essenciais para atrair a atenção do consumidor, estimular a permanência no ambiente e consequentemente aumentar o faturamento. Para cada perfil de cliente existe uma solução que interfere inconscientemente no valor que ele percebe no produto.

A definição do layout, do mobiliário e expositores deve ser avaliada com critério, pois deve garantir a percepção do produto da forma correta. O profissional pode optar por expositores (araras, sistemas de cremalheiras, displays entre outros) existentes no mercado ou pela elaboração de itens personalizados, considerando o perfil e orçamento do cliente.

Percepções sensoriais: 

Cores, texturas, materiais de acabamento e revestimento, iluminação, climatização e sonorização também integram um bom projeto de interiores comercial. Novamente, as escolhas serão definidas conforme a identidade da marca e qual a mensagem que ela deseja transmitir ao consumidor. Tais componentes são responsáveis pelas percepções do cliente no ambiente e criam a experiência de compra que pode estimulá-lo a comprar mais e valorizar o estabelecimento.

Transformando tudo isso em realidade

Após o estudo de conceito, projeto, detalhamento e aprovação, temos outra etapa muito importante: a execução. Projetos comerciais demandam apoio de uma boa equipe de obra. Muitas vezes as reformas serão feitas com a loja em funcionamento ou em horários alternativos, por isso, um bom cronograma de obra é imprescindível. Os imprevistos devem ser prontamente resolvidos, pois o prazo sempre deve ser mantido.

Como profissional, atuando há mais de cinco anos em projetos para lojas, toda vez que recebo a solicitação para um novo projeto, entendo que estou lidando com o sonho e as expectativas não apenas do meu cliente, mas também os de seus familiares, funcionários e consumidores. Minha maior realização é perceber que um projeto bem elaborado e executado pode impactar positivamente na vida de muitas pessoas. A satisfação de ver os ambientes prontos, o retorno positivo do lojista quanto a valorização da marca com resultado positivo nas vendas torna ainda mais gratificante o meu trabalho e dia a dia.