Você sabe a diferença entre papel de parede e adesivo vinílico?

Publicado em 7 de abril de 2021 por ADI

Mesmo que os dois tipos de revestimentos tenham a mesma finalidade, eles possuem características diferentes, que envolvem desde o material base até a técnica de aplicação. 

Antes de você escolher se irá utilizar papel de parede ou adesivo vinílico em seu projeto, é importante que você conheça detalhadamente as características de ambos os revestimentos e, a partir daí, descobrir qual é o mais adequado para o ambiente que você está planejando. 

Primeiramente, é importante ter o conhecimento de que tanto um quanto o outro são capazes de contribuir significamente com a decoração de um ambiente ao agregar personalidade, estilo e elegância ao cômodo. 

Principais diferenças

O papel de parede é o mais conhecido e pode ser encontrado em diversas cores, estampas e texturas. Ao mesmo tempo em que proporciona mais durabilidade (quando comparado ao adesivo) também possui mais qualidade nos acabamentos, mesmo que seja necessário  utilização de uma cola específica para sua aplicação e experiência do instalador.

O custo com revestimento em papel de parede convencional pode até parecer alto, porém ao analisar o valor do rolo com metragem extensa e o valor cobrado pela aplicação, fica perceptível a equivalência do custo se pensar que o investimento pode durar até 15 anos antes de necessitar de uma nova aplicação.

Já o maior benefício do adesivo vinílico é possuir fácil colocação, já que conta com a sua própria cola no verso, não necessitando de complemento: basta contar com o auxílio de uma espátula para evitar a formação de bolhas.

Caso haja impossibilidade de contratar um profissional, o adesivo vinílico pode ser aplicado por qualquer pessoa disposta a arriscar. Porém, seu ponto negativo é a sua durabilidade menor. O motivo disso é que o desenho impresso pode perder a cor com o passar dos anos. Por isso, esse tipo de revestimento não pode ser aplicado em superfícies que fiquem expostas diretamente à luz solar.

Onde usar?

O papel de parede e os adesivos vinílicos combinam muito bem com as “áreas secas” da casa como, por exemplo, salas de estar, jantar, lavabos, escritórios e dormitórios. No caso de cozinhas e banheiros devem ser evitados. Indica-se encontrar materiais resistentes à umidade. 

Com revestimentos de papel de parede e de adesivos vinílicos, a possibilidade de compor ambientes cheios de criatividade é bem grande, já que eles possuem muita versatilidade.

Como escolher o modelo que mais combina com o ambiente?

Não existe uma regra clara sobre a escolha dos modelos, basta que você entenda qual a necessidade do ambiente, o gosto do morador e o estilo de decoração definido. Em ambientes clássicos, o papel de parede tradicional pode ser a melhor decisão. Já em uma décor mais moderna, o adesivo pode ser a melhor opção pela sua versatilidade em executar diferentes ideias, sendo possível a aplicação até mesmo no mobiliário.

Use sua criatividade e compartilhe conosco os resultados

Imagens: Pinterest