Seu guia prático sobre mudanças e reformas

Publicado em 6 de maio de 2020 por

Vai se mudar para um apartamento ou reformar?

Nesses momentos existem muitos detalhes para serem pensados. O planejamento deve incluir vários aspectos, desde como guardar seus pertences até o material para cada cômodo. Mas não se assuste, o profissional de Design de Interiores é capacitado para lidar com essas situações. Assim, comece procurando um para saber as orientações e não ter dores de cabeça durante o processo das obras.

Após contratar o serviço, como primeiro passo se você estiver em um apartamento locado é se informar sobre restrições por parte do proprietário. Alguns determinam regras específicas sobre pintura, perfuração das paredes e alterações de cômodos. Se este for o caso, uma saída é buscar por um décor que agrade ao dono, como móveis removíveis, estantes práticas e até mesmo fitas adesivas para não precisar perfurar. Mas se não houver restrições ou se o imóvel for seu, tudo ficará mais fácil.

Sabendo disso, podemos começar a planejar (segundo passo), principalmente para que o resultado faça você se sentir em casa. Por isso é tão importante o briefing. Ele consiste em um conjunto de informações e coleta de dados que você, cliente, irá dispor. Na nossa profissão, para prepará-lo levamos em conta as situações, sensações, atmosferas a serem expressas por meio da composição e dos elementos. Dessa forma facilitamos o processo, fazendo com que o projeto se identifique com quem irá morar.

A partir do seu briefing, iremos elaborar e considerar outras questões, como o espaço disponível. Este é o terceiro passo e pode ser um processo longo, pois é preciso respeitar muitos detalhes para evitar erros e consequentemente gerar menos custos ao seu bolso. Mas isso não é motivo para preocupação. Procuramos estar sempre atualizados no mercado de trabalho sobre técnicas, ergonomia, iluminação e cores.

Com o projeto em mãos, é hora de colocá-lo em prática. Chegamos ao quarto passo. É também a hora de embalar, já pensou como fazer? A grande maioria das pessoas faz o uso de jornais para embrulhar pequenos objetos, porém existe a possibilidade de manchar os itens mais sensíveis. Uma dica é optar por papelão picado e bio packs (uma espécie de isopor biodegradável extrusado de milho). Este último é uma opção mais sustentável e que substitui o plástico bolha. 

Por último é só girar a chave e aproveitar o seu novo cantinho.

Pronto para se mudar ou reformar? Contate um de nossos profissionais. Você os encontra na aba “associados” aqui mesmo no site.